Marco Cabral

Instituto de Matemática
UFRJ

Breve História do Logotipo do IM-UFRJ: logo IM

Muitos pensam que a origem do logotipo do IM é a imagem estilizada de um urubu, destes que nos recepcionam na entrada da ilha do fundão (:-). De fato o logotipo é conhecido carinhosamente como urubu entre vários docentes.

A verdade é que o logotipo foi criado em torno de 1971 pelo professor Guilherme de La Penha, então diretor do IM-UFRJ, baseado em padrões que aparecem em vasos egípcios.

Vaso Egipcio Vaso Egipcio Vaso Egipcio

O prof. Guilerme de La Penha viu no livro A Concise History of Mathematics (D. Struik) estes padrões, onde aparecem para ilustrar o uso da Matemática em decoração de objetos de povos da antiguidade. No livro do Struik ele indica que o padrão foi retirado livro History of Mathematics (D. E. Smith).

A cor (barro) das publicações e catálogos do IM foi escolha do Prof. Guilherme de La Pena também. A ideia era aproximar a cor de terracota do vasos, como aparece na figura acima. Tenho comigo alguns catálogos de cursos nessa cor com o logotipo preto.

UFRJ,      Instituto de Matemática,          Depto. de Matemática Aplicada

Última atualização: 30/12/212