História do Logotipo do IM-UFRJ

Por Marco Aurélio Palumbo Cabral, Professor Associado do Instituto de Matemática da UFRJ.

Vaso Egipcio     Logo IM Struik
3700 A.C.: "original" egípcio.   1948: Livro do Struik.
logo IM Regimento     logo IM
1973: Regimento do IM.     2018: Código LaTex.

Muitos pensam que a origem do logotipo do IM é a imagem estilizada de um urubu, destes que nos recepcionam na entrada da ilha do fundão :-). De fato o logotipo é conhecido carinhosamente como urubu entre vários docentes. No início também era conhecido como terceiro sargento, pela semelhança com a insígnia utilizada no ombro dos terceiro sargentos.

A verdade é que o logotipo foi criado em torno de 1971 por Guilherme de La Penha, então diretor do IM-UFRJ, baseado em padrões geométricos utilizados para decorar vasos egípcios da era pré-dinástica de 4000 A.C. a 3400 A.C. O prof. Guilerme viu no livro "A Concise History of Mathematics" de Dirk Struik estes padrões, que reproduzimos na figura abaixo, onde aparecem para ilustrar o uso da Matemática em decoração de objetos de povos da antiguidade. Struik faleceu em 2000 e não sei se soube que seu livro serviu de inspiração para o logotipo do Instituto de Matemática da UFRJ.

Pode-se ver que o logotipo escolhido possui as iniciais do Instituto de Matemática (IM) sobrepostas uma sobre a outra. Assim o logotipo é basicamente a sobreposição do "I" com o "M" de forma estilizada.

vaso
Padrões geométricos em vasos egípcios.
Fonte: Struik, D.; A Concise History of Mathematics; Dover (1948).

Struik indica em seu livro que o padrão foi retirado do vaso egípcio que aparece no livro de David Smith; History of Mathematics Vol 1; Dover (1958) (1a edição de 1923). Este vaso, cuja foto reproduzimos na figura abaixo (comparando cuidadosamente a foto abaixo e a que aparece no livro de David Smith notamos que são de faces opostas do vaso, ambas retratando o "urubu" mas diferentes entre si), está hoje em exibição permanente no Metropolitan Museum of Art em Nova York, EUA. Este vaso veio da coleção do reverendo Chauncey Murch, falecido em 1907. Foi coletada entre 1883 e 1906 quando Murch era um missionário no Egito. A coleção foi comprada por Helen Miller Gould e doada em 1910 para o museu.

Vaso Egipcio
Vaso egípcio da era pré-dinástica, Naqada I, 3700 A.C a 3650 A.C.
Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Partindo da imagem do vaso acima e processando-a (utilizamos o Gimp), obtemos o logo do IM em sua versão "original" egípcia:

Vaso Egipcio
Logotipo do IM em sua versão "original" egípcia de 3700 A.C.

A cor (barro) das publicações e catálogos do IM foi escolha do Prof. Guilherme de La Pena também. A ideia era aproximar a cor de terracota do vasos, como aparece na figura acima. Para um exemplo do uso desta cor veja o Programa de Iniciação Científica de 1985.

Humor inspirado pelo logo

Em 2018, nosso colega Bernardo Felzenszwalb, contemporâneo do Guilherme de La Pena, produziu o cartoon retrantando a história do IM.

Cartoon Historia do IM

Reproduzindo o Logotipo Original de 1973

Decidimos reproduzir, com a perfeição técnica proporcionada pelo pacote TikZ do LaTeX, o logotipo conforme seu design original. Nos baseamos para isso nos logotipos do IM-UFRJ que aparecem no Regimento Interno da Congregação do IM de 1973 e no Catálogo de Cursos de Graduação de 1979 do IM. Após análise notamos que ambos são idênticos e, como o logotipo foi criado em torno de 1971 podemos considerar que o que aparece em 1973 é fonte fidedigna.

Com auxílio de software (utilizamos o XFig) importamos os logotipos originais (de 1973 e 1979) e determinamos as coordenadas de cada ponto do logotipo. Além disso buscamos reproduzir as espessuras variáveis de cada um dos traços do logotipo. Note (ver figura abaixo) que a espessura da asa, de baixo para cima, vai aumentando. As bases onde estão afixadas as asas não possuem a mesma espessura, com a base do lado esquerdo mais grossa, tão grossa quanto a asa superior (a mais fina) e a base da direita o traço mais fino do logotipo. Detalhe final são as extremidades das linhas das asas, que formam angulo de 45 graus com a direção das linhas.

logo IM     logo IM
1979: Catálogo de Cursos.       2018: Código LaTeX.

As coordenadas de cada ponto do logotipo bem como a espessura de cada traço estão, com ampla documentação, no código LaTeX do Logotipo do IM. Além disso recriamos o cabeçalho conforme aparece no Catálogo de Cursos de Graduação de 1979 do IM. Disponibilizamos a Pagina (PDF) gerada pelo código LaTeX do Logotipo do IM.

UFRJ,      Instituto de Matemática,          Depto. de Matemática Aplicada

Última atualização: 29/11/2018