MAE 111 Calculo Infinitesimal I

Matemática Aplicada e Programa Especial em Matemática 2011/1

Prof. Marco Cabral


Resultados

  1. Notas do Exame 1 e Exame 2 + P1, P2, PF, Exame 3, SC.
  2. Exame 1 com Respostas. Vista do exame na sala de aula na segunda depois do feriado as 11h20. Note que coloquei em letra grande a nota numa escala de 0-10 (na verdade alguns tiraram mais que 10), ao lado a nota com a pontuação absoluta em letras pequenas. A conversão é linear. Exercício: descubra qual a fórmula de conversão.

Vejam esta imagem do seno de 1/x, contribuição do aluno José Guilherme T. Monteiro (ECA). Que tal colocar como fundo de tela?


Avaliações

livro-texto do curso "Equações Diferenciais" versão 2009/2 Prof. Ricardo Rosa


Programação do Calculo Infinitesimal I

Que tal assistir uns clips de Calculo I do MIT? Veja MIT Open Courses in Mathematics. Selecione o curso Single Variable Calculus Fall 2010. Escolha um assunto e assista a aula.


Para os Alunos da Engenharia do PEM

Caros alunos do PEM (Programa Especial de Matemática).

Os alunos da Engenharia devem cursar o Calculo Infinitesimal I sem estar formalmente inscrito, mantendo sua matrícula na sua turma de origem. Fizemos isto para evitar complicações burocráticas com desistências do programa ou vontade de entrar nele após 1 semana de aula oficialmente não se pode trocar de turma.

Foi combinado que nas primeiras duas semanas vamos acompanhar a turma regular pois vamos "esperar" a entrada dos alunos do Programa Especial em Matemática (alunos da Engenharia). Estes poderão fazer a opção pela turma especial até após 2 semanas de aula. Mas esperamos que estejam na sala de aula desde o primeiro dia :-)

Para efeito de CR dos alunos da Engenharia, utilizaremos a nota de Cálculo I da Prova Unificada da Engenharia. Serão dados certificados de participação no Programa Especial de Matemática aos alunos de Engenharia que completarem com sucesso o curso. Isto dependerá do desempenho nas avaliações específicas também.


Um Pouco de Filosofia (de curso e da UFRJ)

Achei na Internet algumas máximo de um Reitor de Harvard que se aplicam a todos nós na UFRJ:


Programação

As aulas serão segunda, quarta e sexta de 10h até as 12h no CT na sala ABC-116. Fica no corredor que interliga os Blocos A, B e C do CT. Estude a Geografia do campus do Fundão.

Nas primeiras duas semanas vamos começar limites pois teremos que "esperar" a entrada dos alunos do Programa Especial em Matemática (alunos da Engenharia). Estes farão a opção pela turma especial após 2 semanas. Deste forma da 3a semana em diante vamos iniciar nossa programação específica.

Pretendo, além de apresentar toda a matéria usual do Calculo I:


Avaliacao

Para efeito de CR dos alunos da Engenharia, utilizaremos a nota de Cálculo I da Prova Unificada da Engenharia. Serão dados certificados de participação aos alunos de Engenharia que completarem com sucesso o curso. Isto dependerá do desempenho nas avaliações específicas também.

Para os alunos da aplicada, além da Prova Unificada de Calculo I, as avaliações específicas vão afetar o CR de alguma forma a ser definida.

As avaliações especificas envolverão provas e testes, cobrando o conteúdo extra que será dado.

Na avaliação específica cobraremos a demonstração de lemas e teoremas, apresentação de exemplos e contraexemplos, domínio de aspectos mais teóricos.


Monitoria


Déo Queiroz, aluno do Mestrado em Matemática Aplicada, será o monitor do curso.

Livros Texto do Curso


Cultura Matemática: Livros de Divulgação

Acho importante desde o primeiro período o aluno adquirir um pouco de cultura matemática. Seguem sugestões disponíveis nas nossas bibliotecas. Visitem a biblioteca e vejam ao lado destes livros outros que despertem o interesse:


Softwares

Existem softwares frewares que são ótimos para o estudo de Cálculo. A
  • Winplot (em Português). Software para exibir graficos de funcao. Pode-se utilizar no Linux (Ubuntu, etc.) com o Wine.
  • Maxima (windows) Este software possui versao do Linux (originalmente foi feito para o Linux). Coloquei aqui o link para windows. Usuarios do Ubuntu podem instalar com as ferramentas usuais. Instale o WxMaxima que inclui a interface grafica. Com ele pode-se calcular limite, derivada e integral analiticamente. Chamamos de CAS Computer Algebra System, pois faz as contas simbolicamente (soma fracoes e etc) e trabalha com precisao infinita (calcula fatorial de 100 por exemplo).

    Momentos Matemáticos

    Seguem alguns exemplos dos Momentos Matemáticos da AMS (American Mathematical Society), que mostra a importância e uso da Matemática na cultura e tecnologia humana.