Pós-Graduação em
Matemática Aplicada

Sobre o Curso

Corpo Docente

Pesquisa

Estrutura Curricular

Exames de Qualificação

Dissertações Defendidas

Regulamento

Processo seletivo

Programa de Verão

Coordenação

  Sobre o Curso

O Programa de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática da UFRJ foi estruturado em 1989 por iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada, com o apoio da COPPE e do Departamento de Ciência da Computação. Ele tem como objetivo a formação de quadros de alto nível, capazes de dar um tratamento matemático à modelagem e resolução de problemas científicos e tecnológicos. O Programa de Matemática Aplicada é estruturado de forma a incentivar seus alunos a interagir com outros grupos de pesquisa dentro da UFRJ, de acordo com suas vocações e interesses. Os professores ligados ao Programa desenvolvem pesquisa de ponta em Matemática e em Matemática Aplicada, colaborando de forma regular com pesquisadores de diversdas áreas da Engenharia, da Física, da Economia e das Ciências Biológicas. Fora da Academia, desenvolvemos colaboração estreita e permanente com o Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES).

O Mestrado em Matemática Aplicada da UFRJ oferece bolsas de estudos aos seus alunos, graças ao apoio do CNPq da CAPES e do CENPES. A quase totalidade dos Mestres em Matemática Aplicada da UFRJ prosseguiu ou prossegue atualmente no doutoramento em centros de alto nível, no Brasil ou no exterior. Os pesquisadores do Programa de Matemática Aplicada participam também do Programa de Matemática da UFRJ, responsável pelo Doutorado em Matemática. Vários alunos egressos do Programa são hoje professores concursados nas mais diversas universidades e centros de pesquisa brasileiros. Vários outros trabalham em empresas públicas ou privadas fora da área acadêmica.


 
Departamento de Matemática Aplicada - Av. Athos da Silveira Ramos 149, Centro de Tecnologia - Bloco C - cep: 21941-909 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - tel:(21) 2562-7036
Mail: